qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Pedro Simon, um sobrevivente

Gilberto Jasper
Jornalista/[email protected]

Conheço pessoalmente o ex-senador Pedro Simon desde 1968 quando eu tinha oito anos. Meu pai era candidato a vereador e até falecer, aos 52 anos de idade, coordenava campanhas eleitorais em Arroio do Meio, no Vale do Taquari. Simon visitava minha casa com outras lideranças, como Paulo Brossard.
No fim de semana, o destino protagonizou um duro golpe no ex-governador do Rio Grande do Sul com a perda do filho, Tomaz, de 49 anos, que sofreu um infarto em um supermercado de Porto Alegre. Deixou a esposa e os filhos gêmeos com menos de um ano. Antes, Simon tivera duas perdas: da esposa e de outro filho.
Pedro Simon tem 91 anos, é extremamente religioso que doou parte do patrimônio à Igreja. Fui assessor de seu filho, o deputado estadual Tiago Simon, e pelo menos uma vez por mês passava as tardes com o ex-senador. Há mais de 60 anos Pedro Simon mora com a segunda esposa em um modesto apartamento na Avenida Protásio Alves, em Porto Alegre. As tardes que passei com ele eram aulas de história política. Natural de Caxias de Sul foi líder estudantil e galgou praticamente todos cargos em sua exitosa trajetória política.
O Estado e o país lamentam a saída de cena deste líder que lançou inúmeros políticos de sucesso. A perda de mais um ente querido é um golpe injusto, duro e insuperável para qualquer pessoa. A religiosidade de Simon é o único bálsamo capaz de mantê-lo de pé.
Ele é generoso com os jovens que o convidam para encontros políticos. Nunca nega uma entrevista. Viaja Brasil afora sem cobrar cachê ou exigir qualquer mordomia. “Sou franciscano e procuro seguir seus ensinamentos”, repetia pouco antes de se despedir de mim pouco antes das 17h para ir à missa, um compromisso diário cumprido com dedicação e alegria.
Os desígnios do destino são um eterno mistério. Muitas vezes nos rebelamos contra os reveses que a vida nos apronta. Rogamos pragas para os dissabores, culpamos tudo e todos pelos azares do dia a dia.
Eu e outras pessoas que conhecem Simon se perguntam de onde ele tira tamanha força para prosseguir. Muitos passam o dia a blasfemar contra a vida e a sorte sem motivos. Poucos, certamente, são capazes de suportar tantas adversidades, tragédias e perdas como Pedro Jorge Simon, um sobrevivente.

Búsqueda “desesperada” en Uruguay de 2 menores “secuestrados” por su padre

Los menores fueron retirados a la fuerza por su padre desde su hogar, ubicado en calle Santa Rita Nº 1126, barrio Hipódromo de la ciudad de Mercedes, el miércoles 3 de setiembre Francisco vestía un pantalón de pijama azul con puños blancos, sin más datos disponibles. Alfonsina vestía un pantalón negro con corazones y un buzo blanco, sin más datos

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos